Sony vai mais longe com o SmartWatch 2 e Xperia Z Ultra
A fabricante nipónica tenta ultrapassar os rivais ao
insistir primeiro que todos no segmento dos relógios inteligentes. A
exploração de um meio termo entre telemóveis e tablets também se
concretizou.
Esta pode já não ser a Sony de outros tempos,
mas a tecnológica japonesa ainda tem força no mercado e parece decidida a
lutar pelo lugar de ribalta que ocupou no passado. O destaque da
apresentação da empresa na Mobile Asia Expo, em Shangai, vai para a
segunda versão do SmartWatch, que tal como o nome indica, é um relógio
inteligente.
Apesar de os rumores terem resfriado nas últimas semanas relativamente aos smartwatches,
a Sony aproveitou o hiato para apresentar a segunda versão do modelo
que a empresa já disponibiliza há vários trimestres. O SmartWatch 2
recebeu uma renovação visual e partilha agora uma aspeto em linha com os
últimos equipamentos da gama Xperia.
Tal como o Xperia Z, o SmartWatch 2 também é resistente a salpicos e poeiras, além de aguentar uma submersão até 30 minutos.
A nível de funcionalidades o relógio inteligente continua igual. O
equipamento trabalha como um segundo ecrã do smartphone e permite
atender chamadas, ler emails, ler mensagens e tirar fotografias. Com um
ecrã de 1,6 polegadas sensível ao toque - maior que o antecessor -, o
relógio tem uma bateria que garante quatro dias de utilização moderada e
uma semana de utilização "leve".
Com Bluetooth 3.0 e NFC está assegura a conectividade a smartphones
equipados com Android 4.0 ou superior. O relógio vai chegar ao mercado
no terceiro trimestre do ano, muito provavelmente durante o mês de
setembro, ainda sem um preço detalhado.
Na ideia da Sony o SmartWatch 2 seria um bom parceiro do Xperia Z Ultra,
uma versão esticada mas não inferior do topo de gama Xperia Z. Numa
categoria onde parece já ser impossível distinguir onde acaba o
smartphone e onde começa o tablet, o Xperia Z Ultra apresenta um ecrã de
6,4 polegadas com resolução Full HD.
O tamanho pode ser exagerado para uns e vantajoso para outros: comparado
com um dispositivo com cinco polegadas de ecrã, o Xperia Z Ultra tem
mais 60% de tela. A inclusão das tecnologias Triluminos e X-Reality, que
marcam presença nas televisões da fabricante, prometem mais definição, uma gama de cores mais realista e uma melhor reprodução de conteúdos multimédia.
O processador é Snapdragon 800 a 2,2Ghz, há 2GB de memória RAM e 11GB de
armazenamento interno utilizáveis com possibilidade de expansão por
microSD. O sensor fotográfico traseiro fica-se pelo sensor Exmor RS de
oito megapíxeis, com capacidade para gravação em HDR, mas sem flash.
Com suporte a LTE, resistência a salpicos, pó e submersão até 30 minutos
- uma norma nos últimos equipamentos Sony -, o Xperia Z Ultra traz uma
bateria de 3.000 mAh para alimentar todas as tarefas.
Deve chegar à Europa em setembro por 719 euros.
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