terça-feira, 18 de junho de 2013

Saiu o Linux Caixa Mágica 20 – O melhor Linux português

O Linux Caixa Mágica é a distribuição Portuguesa mais Popular devido a inclusão da mesma no projecto Magalhães. Esta distribuição é baseada no Ubuntu deste a versão 16 (ver aqui), o que não deixou de ser uma excelente opção por parte da equipa responsável por este projecto. De referir que anteriormente o Linux Caixa Mágica era baseado na distribuição Mandriva.
A equipa responsável pelo projecto, anunciou hoje, no site do projecto e nas redes sociais, a disponibilização da versão 20 do projecto Caixa Mágica, que é baseado no Ubuntu 13.04.
As principais novidades são a utilização do Gnome 3.6, Libreoffice 4.0.2, Kernel 3.8.0, software do cartão de cidadão e o manual do LibreOffice em Português, entre muitas outras.
cm_20
Como novidades mais importantes, a versão 20 do Caixa Mágica 19 traz:
  • Kernel 3.8.0;
  • LibreOffice 4.0.2;
  • Manual do LibreOffice 4 em Português, feito pela comunidade LibreOffice Portuguesa;
  • Firefox 21;
  • Chromium 24.0.1312.56;
  • Suporte UEFI (só na versão 64bits);
  • Versão do software do cartão de Cidadão Português (para 32 e 64 bits) com suporte a assinatura de qualquer PDF;
  • Entre centenas de outros pacotes.
A equipa responsável pelo projecto destaca também a  página a partir da qual os utilizadores podem facilmente instalar, com apenas um clique, os pacotes de software mais votados pela comunidade:
Caixa Mágica TopApps. Também está disponível o instalador para Windows nas próprias ISO’s ou então directamente aqui.
Candidaturas abertas para Estágios de Verão 2013 no projecto Caixa Mágica

Pelo 9º ano consecutivo, o laboratório O2H da ADETTI / ISCTE em parceria com a Caixa Mágica e a Aptoide, vai dar a possibilidade de estudantes do Ensino Superior se inserirem na equipa durante dois meses. O estágio decorrerá de 15.7.2013 a 13.9.2013 em regime de tempo parcial (4 horas diárias) no Laboratório O2H da ADETTI, no ISCTE – Entrecampos. Mais informações: aqui. Aproveitem!

Sem comentários:

Enviar um comentário